07/01/08

Relembrar o passado (etapa da volta)

Tive o prazer de participar num evento que foi a etapa da volta, no dia de descanso da volta a Portugal, adorei a experiência e repetia novamente, a foto que esta no titulo deste blog foi tirada nessa prova no alto da senhora da graça.
Apesar de muita coisa ter corrido mal por parte da organização acho que são eventos de extrema importância para o ciclismo nacional, mas fiquei sempre com a sensação que depois da vindima nunca se lavou bem os cestos, porque?
Porque muita gente criticou e falou em conversas particulares mas nada se escreveu sobre o assunto e isso e importante para memoria futura.
A organização portou-se muito mal porque cobrou (15 euros no meu caso) para andar de bicicleta e ofereceu-me cangalharia, oferecida certamente pelos patrocinadores e prometeu mais do que cumpriu, e a própria organização foi um obstáculo para o passeio com a tentativa de fazer passar carros da retaguarda para a frente, assisti a um incidente que penso que foi o único e ainda bem que foi mesmo a frente dos olhos do Joaquim gomes que por pouco também não foi vitima, e claro a inexperiência de muita gente que nunca se tinha visto num pelotão tão compacto, mas ate aqui são coisas do oficio…
O problema foi quando se chegou a Mondim, como dizia nos panfletos promocionais que anunciado abastecimento junto aos bombeiros, fui dizendo a toda a gente pelo caminho que já iam preocupados com isso que certamente haveria distribuição de agua, mas quando por lá passamos para surpresa de todos não havia agua nem nada a indicar, isto sim é uma falha grave e não admissível, principalmente porque leva as pessoas ao engano, eu levei 3 bidões comigo e antes da subida já nem um cheio tinha, desde ai instalou-se a desilusão e preocupação de muitos, o objectivo já não era subir lá a cima mas sim procurar urgentemente agua. No inicio da subida lá apareceu alguma agua, mas de particulares ou apoios de equipas de equipas de clubes, que apenas davam a quem queriam e bem entendiam claro, nem podemos criticar isso, mais a frente apenas vi um carro da organização penso eu que estava a dar algumas pequenas garrafas de agua e fui um dos poucos sortudos porque ia na frente e as garrafas não eram muitas.
Outra das desilusões foi no fim a debandada geral, tinha parecido que não aconteceu nada, nem nos dias seguintes apenas apareceram três ou quatro fotos com os protagonistas mais famosos e nada nem fotos nem vídeos, apenas uma insignificante reportagem na rtp com o vencedor, nem segundos nem terceiros nem mais nada, foi vergonha??? Não sei mas, mais eventos destes são precisos no nosso pais, mesmo que um ou outro não corram lá muito bem há que aprender e fazer melhor antes que se esqueçam.. espero poder continuar a ir a muitas mais etapas do género, mas atenção não me façam pagar tanto por tão pouco uma caio com gosto, a segunda caio para ver mas há terceira acabou de vez. Muitos acabou a primeira e certamente este ano se houver algo do género vai haver muita gente a não ir precisamente por isso.

1 comentário:

Anónimo disse...

O meu comentário aparece tarde, mas assim que encontrei este artigo tinha de o comentar. eu também lá estive e, sinceramente a sede que eu passei foi demais. A meio da subida parei para apanhar uma garrafa de água meio cheia, ou meio vazia, que estava na berma. Só ouvia pessoal a pedir água! Realmente, pagar tanto por tão pouco. Soube mais tarde que houve ali um conflito de orgnanizações, mas nós não tinhamos nada a ver com isso!