22/09/08

II Etapa da volta - Rescaldo

Quem lê este blog certamente já reparou que tenho feito fortes criticas há etapa da volta organizada pela PAD. Este ano decidi ir novamente simplesmente porque não tinha participado em nada nas semanas anteriores, fui porque sou um apaixonado por ciclismo de estrada e principalmente porque já sabia +/- com o que ia levar.
A impressão com que fiquei, foi que mudou muita coisa para melhor, mas os defeitos com mais impacto estão lá. O preço, podem dizer o que quiserem mas 25 ou 30 é demais, tudo bem que a nível de segurança, apoio, e condições estruturais seja boas e dispendiosas, mas para mim a organização vê este evento não como uma promoção do ciclismo mas sim um negocio chorudo que não se pode nunca justificar com a tralha que nos deram, pois esta fui oferecida pelos patrocinadores. Um bom exemplo disso era o camelbak e a protecção para a corrente que há primeira vista parecia um kit para uma prova btt e não de estrada, cortesia da sport zone que tem um interesse comercial na vertente de estrada igual a zero. para alem disso houve muitas injustiças eu não tinha nem meias nem dvd no meu kit, outro colega apenas não tinha as meios outro apenas não tinha isto ou aquilo. Mas isto tudo apenas são trocados, quando as falhas mais graves esteve mesmo no controlo dos pagamentos e levantamentos dos kits. Comigo aconteceu o seguinte e não foi só comigo e garanto que não fiz de propósito, o que aconteceu é que primeiro fui buscar o meu kit e só depois é confirmei a inscrição e o pagamento da mesma. Resultado podia não ter pago nada e chegar lá dizer um numero há sorte que eles davam-me um kit de alguém sem terem forma de provar nada, ou mesmo ter levado dois kits para casa para oferecer aos amigos ou vender. Tudo muito digno de uma organização de mais alto nível. Quanto ao almoço, não fui mas falei com uma pessoa que lá esteve e pagou os 15 euros, não posso falar aqui do que ele me disse porque a linguagem que ele utilizou para descrever foi de caris ofensivo.

O que melhorou? Felizmente muito melhorou, ainda bem, melhorou a forma como foi feito o percurso, com uma paragem a meio para reabastecer e poder, ai sim conviver, se para muita gente os cicloturismos são convívios e já tivemos oportunidades de discutir isso aqui, para ser um convívio e para juntar toda a gente, pois uns andam mais do que outros, é importante fazer paragens, acho que foi neste aspecto que eles estiveram melhor, uma paragem com abastecimento justo, a grande lacuna do ano passado. Outro aspecto que melhorou, mas claro perfeito é sempre difícil alcançar, foi o transito que se encontrou de frente, não conseguiram cortar totalmente a estrada ao transito e isso so se notou dentro das localidades, mas é também algo muito importante se querem ter eventos com 500 ou mais pessoas.

Não me quero alongar demasiado para não correr o risco de ser mesquinho. Esta prova merece a atenção que dou, pois tem um grande potencial para trazer pessoas a esta modalidade e o seu sucesso depende apenas de como a organização vê este evento, de uma duas, ou como promoção da modalidade ou como mais um negocio dentro da modalidade.

2 comentários:

Maia Pedalar Mestrutil disse...

Olá amigo.
Não fui a esta prova, mas já estive presente noutros anos. REalmente a organização pode ter melhorado, mas continua, na minha opinião a ser mediocre. Então se comparar-mos com Espanha.... Nem se discute. Grande abraço.

RUUULAAA TEAM disse...

Bem, este ano não fui, nem o ano passado, o que ouvi falar de bem, foi que para que fosse uma etapa da volta só faltavam mesmo os comissários, porque de resto, foi tudo a falar mal mesmo. E claro, se fizermos bem as contas, está muito dinheiro em jogo, e tendo em conta a organização, apoios não devem ter faltado. Mas enfim se pagamos e "somos bem servidos", agora.... UMA PROTECÇÃO DE ESCORA"? Bem, faz sempre.... Sempre... Quer dizer, se calhar nem faz é jeito nenhum. LOL