02/02/08

Que Futuro?

O ciclismo tem mais a perder do que a ganhar com os actuais formatos competitivos.
Já se perguntaram porque é que não gostam de baseball ou futebol americano?
Simplesmente porque não conhecem as regras nem os objectivos do jogo, logo não vem o interesse.
É isso o que se passa com o ciclismo, os módulos competitivos são ruinosos na perspectiva do potencial adepto. Porque?
Porque se podássemos apagar a nossa memoria, e começar a tentar perceber como funciona a modalidade, da simplesmente vontade de desistir de tentar comprender.
O potencial adepto (alguém que não percebe muito da modalidade mas ate gosta de ver de vez em quando), não consegue compreender como funciona as divisões, que equipas são de TOP e como se chega a TOP ou se desce ou se sobe de divisão, não percebe nada das categorias das provas, (2.1, 1.1 , 2HC), o que é isto o rotulo de alguma embalagem de chocolate? Para não falar do sistema de pontuações.
As consequências destes actos de guerrilha entre as varias entidades do ciclismo, tanto nacionais como internacionais, vão mergulhar a modalidade num esquecimento a longo prazo, são coisas que não vem de imediato, daqui a vinte anos quando as novas gerações que crescerem indiferentes e a olhar para um desporto sem compreender como aquilo funciona, ai sim se vai sentir as consequências dos maus actos que os actuais dirigentes provocam.

1 comentário:

Anónimo disse...

As regras deste desporto deixam muito a desejar. Fiquei a saber este ano que não há um critério único para determinar a categoria de uma subida - ou melhor, fica ao critério da organização da prova. Assim, para uns a subida de Montejunto é categoria 2, para outros é categoria 4. Depende do perfil da prova, foi esta a resposta da FPC. Assim é difícil. É tudo a somar no afundamento da modalidade.